FRAUDE BANCÁRIA - COMO SE PROTEGER?
A invasão e o furto de dinheiro da conta corrente de alguém é chamado de fraude bancária, popularmente conhecida por golpe.
Os golpes, principalmente os digitais, estão estourados no país e os criminosos se utilizam de variadas formas para o ato criminoso.
Atendemos ultimamente, em sua grande maioria, clientes que receberam ligação de golpistas que se fizeram passar por funcionários do banco e após uma história bem elaborada, pediram informações sigilosas dos correntistas que, enganados, acabaram por passar os dados requeridos.
Na posse dos dados, os criminosos acessam a conta corrente para furtar dinheiro, investimentos e ainda, realizam empréstimos.
O envio de mensagens telefônicas com links de vírus e programas que copiam os dados bancários é outra forma de golpe muito comum.
Como se proteger?
- Sempre desconfie de ligações uma vez que atualmente a central de atendimento dos bancos não entra em contato para tratar de ocorrências pontuais da conta corrente, e sim somente os gerentes ou seus assistentes;
- Conheça pessoalmente o gerente que cuida de sua conta corrente, mantenha o contato do celular corporativo dele gravado no seu celular e exija que em qualquer ocorrência relativa a sua conta seja o seu gerente o responsável por entrar em contato. São os gerentes que pessoalmente nos vendem produtos e serviços e devem ser eles também os responsáveis pelo contato em qualquer ocorrência;
- Ao receber ligações, nunca passe qualquer dado ou informação por telefone e sempre contate seu gerente, se possível pessoalmente;
- Nunca clique em qualquer link recebido;